GEOFLUX
 
Picture
Descoberto por um agricultor  enquanto lavrava o seu terreno!

Em 1920, um lavrador estava a lavrar um campo próximo de Grootfontein, Namíbia, quando seu arado de repente fez um estranho barulho metálico. Curioso sobre o que tinha corrido, ele cavou no solo para encontrar uma grande e estranha rocha. A grande massa metálica rapidamente atraiu a atenção de cientistas e outros, que o identificou como um meteorito e retirou-se o solo em torno.
 (fotografia por:
Giraud Patrick em Agosto de 2006)


Apesar de escavação, o meteorito não foi movido do seu local de descoberta por causa do seu grande peso. No entanto, muitas partes foram removidas para o estudo científico e mesmo através de vandalismo.

Um Meteorito de 66 toneladas


O agricultor tinha descoberto um meteorito de ferro de 66 toneladas - o maior meteorito já encontrado, e o maior pedaço de ferro já encontrado perto da superfície da Terra. É de forma tabular e cerca de nove metros de comprimento, nove metros de largura e cerca de três metros de espessura. Foi dado o nome de "Hoba" porque ele foi descoberto numa quinta chamada "Hoba West".

Hoba pode ter caído na Terra há cerca de 80.000 anos atrás. É composto por cerca de 84% de ferro, 16% de níquel e traços de cobalto e outros metais. Uma abundância de óxidos de ferro no solo ao redor do meteorito, sugere que era muito mais pesado do que 66 toneladas, quando ele pousou e sofreu perdas significativas da oxidação.


Nenhuma cratera?


É surpreendente que esse meteorito não é cercado por uma cratera. Objectos deste tamanho devem perfurar a atmosfera a uma taxa muito alta de velocidade e embater na Terra com  força suficiente para explodir uma cratera significativa. No entanto, nenhuma cratera está presente. Isso sugere que ele caiu por terra a uma menor velocidade do que o esperado. Alguns cientistas acreditam que a forma plana do objecto pode ser responsável pela sua baixa velocidade de impacto.


Um Monumento Nacional da Namíbia


O governo namibiano declarou o meteorito e o local onde repousa como um monumento nacional. O lugar agora tem um centro turístico, e é visitado por milhares de pessoas a cada ano.

Your comment will be posted after it is approved.


Leave a Reply.